top of page
Bem-Vindos

Obrigado por visitar o site do Terço dos Homens da Comunidade Santa Filomena. Sintam-se livre para ler mais sobre o Terço dos Homes bem como da nossa Comunidade ou venha visitar-nos. Gostaríamos muito de cumprimentá-lo e compartilhar com você o nosso amor por Jesus Cristo e por você, nosso vizinho.

 

 

 

Comunidade santa Filomena Més de novembro as 19:30

 

sabado 15/11/14

quinta feira 20/11/14

 

 

OBS:

Qualquer missa adicional será anunciada no nosso quadro de avisos ou no nosso mail...tercocsf@gmail.com

 

Calendário com feriados municipais, datas comemorativas e fases da lua

 

Papa: "Cristão não seja preguiçoso; sirva até o fim"

 

2014-11-12 Rádio Vaticana

 

Cidade do Vaticano (RV) – “Temos que lutar sempre contra as tentações que nos afastam do serviço ao próximo”, advertiu Francisco na homilia da manhã desta terça-feira, 11, na Casa Santa Marta. “Como Jesus, nós devemos servir sem pedir nada”, frisou, reiterando que “não podemos nos apropriar do serviço transformando-o numa estrutura de poder”.

 

Jesus fala da força da fé, mas logo explica que ela deve ser enquadrada no serviço. Baseando-se no Evangelho do dia, que fala do “servo inútil”, ele explicou o que significa ‘servir’, para um cristão. Lucas narra sobre um servo que depois de trabalhar todo o dia, chega em casa e ao invés de descansar, deve ainda servir o seu senhor:

 

“Poderíamos aconselhar este servo a ir ao sindicato e pedir conselhos sobre o que fazer com um patrão assim, mas Jesus disse: ‘Não, o serviço é total, porque Ele fez caminho com sua atitude de serviço; Ele é o servo. Ele se apresenta como o servo, aquele que veio para servir e não para ser servido’: é o que diz, claramente. Assim, o Senhor mostra aos apóstolos o caminho daqueles que receberam a fé, a fé que faz milagres. Sim, esta fé fará milagres no caminho do serviço”.

 

"O cristão que recebe o dom da fé no Batismo e não leva este dom ao serviço torna-se um cristão sem força, sem fecundidade", prosseguiu o Pontífice, que advertiu: “Ele acaba sendo um cristão para si mesmo, que serve somente a si; e sua vida fica triste, pois as coisas grandes do Senhor são ‘esquecidas’”.

 

Depois, o Papa lembrou que o Senhor nos disse que “o serviço é único”, que não se pode servir dois patrões: “ou Deus, ou as riquezas”. Prosseguindo, alertou que às vezes nos afastamos deste comportamento de serviço ‘por preguiça’. E ela, afirmou, “amornece o coração; a preguiça nos torna cômodos”.

 

“A preguiça nos distancia do serviço e nos leva à comodidade, ao egoísmo. Muitos cristãos são assim ... são bons, vão à missa, mas o serviço até aqui... Mas quando eu digo serviço, eu quero dizer tudo: o serviço a Deus na adoração, na oração, no louvor; serviço ao próximo, quando devo fazê-lo; serviço até o fim, porque Jesus nisso é bom: “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes foi ordenado, digam: Somos servos inúteis'. O serviço é gratuito, sem pedir nada em troca. "

 

A outra possibilidade de ficar longe da atitude de serviço, acrescentou, “é um pouco ser o dono da situação”. Algo, lembrou o Papa, que “aconteceu com os discípulos, como os próprios apóstolos”: “Eles afastavam as pessoas para que não perturbassem Jesus, mas era para ser mais confortável para eles”. Os discípulos, prosseguiu, “tomavam posse do tempo do Senhor, tomavam posse do poder do Senhor:eles O queriam para o seu grupo”. E então, disse ainda Francisco, “tomavam posse desta atitude de serviço, transformando-a em uma estrutura de poder”. Algo que se entende olhando para a discussão sobre quem era o maior entre Tiago e João. E a mãe, acrescentou Francisco, que “vai pedir ao Senhor que um de seus filhos seja o primeiro-ministro e outro ministro da economia, com todo o poder em suas mãos”. Isso acontece também hoje, quando “os cristãos se tornam patrões:

 

patrões da fé, patrões do Reino, patrões da Salvação". Isso, observou, “acontece, é uma tentação para todos os cristãos”. Em vez disso, “o Senhor nos fala de serviço: serviço na humildade”, “serviço na esperança, e esta é a alegria do serviço cristão”:

 

“Na vida temos que lutar muito contra as tentações que procuram nos distanciar desta atitude de serviço. A preguiça leva à comodidade: ao serviço à metade; a tomar o controle da situação, e assim de servo tornar-se patrão, que leva à soberbia, ao orgulho, a tratar mal as pessoas, de se sentir importante, porque eu sou cristão, eu tenho a salvação”, e tantas coisas assim.O Senhor nos dê essas duas grandes graças: a humildade no serviço, a fim de sermos capazes de dizer: 'Somos servos inúteis - mas  servos - até o fim’; e a esperança na espera da manifestação, quando o Senhor virá até nós”. (CM-SP)

Assista os melhores momentos do  Aniversário de 07 Anos do Terço dos Homens -2013

 

 

O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, cuja solenidade litúrgica celebramos dia 19 deste mês. A devoção ao Sagrado Coração tem as suas origens na devoção popular e, sem dúvida, é uma das piedades mais difundidas e mais amada pelos fiéis.

 

A expressão “Coração de Cristo” nos remete à totalidade de seu ser, Verbo encarnado para a salvação de toda a humanidade. Esta piedade popular tem a sua fundamentação na Sagrada Escritura. Jesus, em seu Evangelho, convida os discípulos a viverem em íntima comunhão com ele, assumindo a sua palavra como modo de vida e revelando-se um mestre “manso e humilde de coração”.

 

Esta expressão também nos remete ao momento da morte de Cristo, em que, do alto da cruz, por uma lança o seu Divino Coração foi transpassado, de onde jorrou sangue e água, símbolo do nascimento da Igreja e de seus sacramentos, símbolo de nossa redenção. Na água está a nossa purificação e no sangue está a nossa salvação. Neste momento a esposa de Cristo, a Igreja, lava e alveja as suas roupas no sangue do Cordeiro.

Liturgia Diária

 

17 de Novembro de 2014

 

1ª Leitura - Ap 1,1-4; 2,1-5

 

Salmo - Sl 1, 1-2. 3. 4.6 (R. Ap 2,7b)

 

Evangelho - Lc 18,35-43

santo do dia

Hino do Terço dos Homens Mãe Rainha Pe. Antonio Maria.

 

Ó Mãe e Rainha do Santo RosárioMãe Admirável, Mãe do Santuário,O mundo sem fé na dor se consome,Ajuda esse mundo com o Terço dos Homens.

 

No Teu Santuário, que é fonte e berço,Nasceu a missão dos Homens do Terço.O primeiro homem, um santo varão,Como o bem amado, se chama João.

 

O Terço é presente de Tua ternuraAs mãos que o levam são nossas são duras.O homem rezando se torna menino,Que pode mudar do mundo o destino.

 

O Terço tem contas e é meditado,Mas Tu, Mãe, não contas o nosso pecado.Convidas a todos, o Terço é do povo,Só queres que o homem seja Homem novo.

 

É Tua escola o Terço, ele é luz.Ninguém como Tu sabe mais de Jesus.O Santo Evangelho ensina de novoTeu Terço é a Bíblia que Deus deu ao povo.

 

Nas Aves Marias que aqui repetimos,Falamos do amor que por Ti sentimos.Com o Terço na mão em santas vigíliasRezamos unidos às nossas famílias.

Atividades Religiosas: 

Todas as Segundas:

 

Convidamos a você às segundas-feiras às 19:30 para louvar ao senhor e dar-mos graças a Maria bem aventurada nossa mãe rainha..

 

Lucas 1:46-50

 

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;

Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.


 

 

 

Visita às Famílias:

 

Sempre estamos visitando as Famílias de nossa Comunidade levando o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo a todos:

 

Lucas 19: 9-10

 

E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

 

OBS: Caso tenha interesse da nossa visita a Familia entre em contato com nosco!

 

 

 

visitações da imagem do manino jesus de 04/12 A 20/12/2013

 

as visitações de natal as Famílias de nosso bairro.

DSC04932.JPG

DSC04932.JPG

DSC04960.JPG

DSC04960.JPG

DSC04962.JPG

DSC04962.JPG

10699131_573075952797769_744709319_n.jpg

10699131_573075952797769_744709319_n.jpg

10699131_573075952797769_744709319_n.jpg

10699131_573075952797769_744709319_n.jpg

DSC04963.JPG

DSC04963.JPG

DSC00141.JPG

DSC00141.JPG

Aniversário de 08 Anos:

Ficamos Felizes, alegres e contentes por comemoramos nosso aniversário de fundação e louvar ao senhor no dia 17/09 de 2014

 

           mateus 5,1-14

 

Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, e Jesus começou a ensiná-los: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês».

História do Terço dos Homens: 

O Terço dos Homens foi lançado em todas as Comunidades do nosso país com a simbolica imagem da mãe rainha titulo fundamental em todos os terços do brasil para promover a Evangelização de Homens. Em nossa Comunidade Santa Filomena teve como data de fundação no dia 17 de setembro de 2006, com uma média de 10 homens praticantes. Hoje, ao longo dos 07 anos  com um bom trabalho de Evangelização o grupo vem crescendo sem parar, contendo em média 80 homens participantes. Celebramos sempre na Segundas- Feira às 19:30 na nossa Comunidade Santa Filomena., O propósito do Terço dos Homens é resgatar homens que vivem sem rumo neste mundo vazio para que eles encotrem em Jesus Cristo a sua Salvação.

 

 

Surgimento de Nossa Capela Santa Filomena: 

Em memoria

 

 

Aos 11 de dezembro de 1955 foi lançada a pedra fundamental da capela de Santa Filomena. Conta-se que Dona Rosa Rique, devido a um incêndio em sua propriedade fez uma promessa a Santa Filomena que: Se o cofre onde estava o dinheiro de pagar os empregado não fosse incendiado, ela construiria uma capela para a Santa. Como seu pedido foi atendido, seu marido João Rique doou o terreno para capela, que teve sua construção completa concluída no período de um ano, no bairro da Liberdade, onde se encontra. 
          No dia 18 de novembro de 1956 a imagem de Santa Filomena é levada em procissão à sua capela, onde se processou a benção litúrgica pelo Bispo Diocesano D. Otávio Aguiar, que era o segundo bispo, pelo acolitado cônego Pedro Serrão, pelo Cônego João Ribeiro e pelo Padre Frederico.
          No dia 13 de dezembro de 1958 a matriz provisória de Nossa Senhora das Graças (devido à sua construção) passou a funcionar na capela de Santa Filomena, onde todos os serviços da Igreja passaram a ser realizados.
Quando finalmente terminou a construção da Igreja de Nossa Senhora das Graças, a matriz passou a exercer as suas funções litúrgicas, pastorais, dentre outras.
         A capela de Santa Filomena passou a pertencer à matriz de Nossa Senhora das Graças como comunidade atuante, tendo sido criado na comunidade de Santa Filomena em 28 de julho de 1974, o primeiro conselho paroquial, com comitês e agentes pastorais.

 

Oração à Santa Filomena

 

Gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do céu, onde reinais, vos comprazeis em fazer cair sobre a terra os benefícios sem conta, de todo o coração bendigo ao Senhor pelas graãs que vos concedeu durante a vida e sobretudo na hora da vossa morte. Louvo-o e bendigo-o também pela honra do poder de que Ele hoje vos coroa e, neste instante humildemente imploro que me obtenhais de Deus as graças (pedido) que lhe peço neste momento por vossa poderosa intercessão.

 

a matriz no ano de 1983

Pe. pedro serão

a matriz atualmente

Paróquia das Graças
Liberdade Campina Grande PB

 

      Criada por Decreto de Dom Anselmo Pietrula, OFM, primeiro Bispo, aos 13 de novembro de 1950, tendo como matriz provisória a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Bairro de São José.

      Aos 18 de fevereiro de 1951, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, o Bispo Diocesano deu posse ao primeiro Pároco.
     No dia 8 de abril de 1951 foi feito o lançamento da primeira pedra da nova Matriz de Nossa Senhora das Graças, em terreno doado pelo senhor Jose Marques de Almeida, e os trabalhos foram iniciados aos 15 de abril do mesmo ano, tendo como encarregado o mestre pedreiro Maciel Sales.
     No início, a Paróquia contava só com uma capela – a de São Francisco, no Cruzeiro. Logo em seguida foi construída a de Santa Filomena, na Liberdade (1956).
No dia 13 de dezembro de 1957, com autorização do Bispo Diocesano Dom Otávio Barbosa de Aguiar, foi feita a transferência da Sede Paroquial da Igreja da Guia para a Igreja de Santa Filomena. 

     Pe. Pedro Serrão comemorou seu jubileu de prata sacerdotal em 1° de novembro de 1957 e faleceu aos 14 de setembro de 1959, tendo sido sepultado na própria matriz.

 

Pe. Pedro Serrão

 

     Com a morte do Cônego Pedro Serrão, houve uma seqüência de Padres respondendo pela Paróquia: Pe. Antonio Lisboa, Pe. Antonio Nóbrega e Padre José Dias.
     A partir de janeiro de 1961, a Paróquia passou a contar com Padres da Congregação da Missão (os mesmos do Seminário Diocesano – Lazaristas), sendo o primeiro deles o Pe. Pedro Smeets, C.M., tendo como Cooperador o Pe. João Vicente Ginneken, C.M.
     Durante bastante tempo, trabalharam na Paróquia o Pe. Pedro Kleine, C.M. e o Pe., Cornélio de Boer, C.M., tendo este último permanecido à frente da Paróquia até ficar impossibilitado por falta de saúde (faleceu em 1985).
     A partir daí, a Paróquia voltou a ser administrada por padres do clero diocesano, primeiro o Pe. José Acírio (1982-1983), sendo seguido pelo Pe. José Assis. Em seguida o Pe. Patrício Conolly (missionário de São Patrício) e, por um pequeno período, o Pe. Vital Ataíde C.P.
     A partir de 1999 está à frente da Paróquia o Pe. Aparecido Francisco Camargo. Teve como vigários paroquiais: o Pe. Romualdo e os Cônegos Lateranenses (a partir de 2003). Estes últimos se fizeram na nova   Paróquia criada em 2005 – Santíssimo Salvador – que assumiu boa parte da área geográfica antes pertencente a Nossa Senhora das Graças (Santa Cruz, Pres. Médici, São José (Borborema), Ressurreição, Três Irmãs, Catingueira, Catolé de Zé Ferreira, Bairro das Cidades).

     Contavam os mais velhos que, ao ser dado início à construção da Igreja das Graças no local chamado “deserto da Liberdade”, as pessoas consideravam “loucura” fazer Igreja tão grande... Hoje é o centro de uma Paróquia que abrange bairros dos mais populosos da cidade: Liberdade, Jardim Paulistano, Quarenta, Tambor...

 

 

                                               

Como organizar o terço em sua comunidade

Contatos:

Rua Santa Filomena N°s/n Bairro: Liberdade
Campina Grande PB

 

facebbok: tercço dos homens santa filomena
tercocsf@gmail.com

 

 

COORDENADOR

 

Mariano Donato.

 

Tel: (83) 8814/9376 

(83) 9696/2395

(83) 9101/2940

marianodonato43@gmail.com

 

 

VICE COODENADOR 

 

ELINALDO CAVALCANTE DE SOUSA

 

FONE: (83) 9990-0887 (83) 8730-9154 elinaldocavalcante@hotmail.com

 

 

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2023 por Igreja Unitarista do Pará. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page